Páginas

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Paulistão 2014 de cara nova. Será?


                                                                                                           Por Ana Carla Portella

A Federação Paulista de Futebol apresentou o novo formato que será disputado no próximo Paulistão.

Sinceramente não vi muitas mudanças, diferenças significativas. Dividiram os 20 times em 4 grupos, diminuíram alguns jogos com isso.

Alguns até atribuíram ao Bom Senso FC essa “reformulação”, eu acredito mais na falta de tempo e datas apertadas devido à Copa do Mundo.

O sorteio das chaves aconteceu ao vivo para TV, coisa de primeiro mundo, até a página 2.



Reprodução TV Globo

Os quatro times grandes foram eleitos cabeças de chaves, certamente para que os clássicos fossem mantidos e que a possibilidade de alguém ficar pelo caminho na primeira fase caia.

Foram formados quatro grupos com cinco times cada, sendo que na primeira fase enfrentam os 15 times dos grupos adversários, passando os dois primeiros de cada grupo para as oitavas de final.

Oitavas e semis finais disputadas em jogos únicos e na final jogo de ida e volta. Ah... e os quatro que menos marcarem pontos na primeira fase dizem “Até Logo” para o Paulistão de 2015.

Os grupos ficaram da seguinte forma:


Grupo A:

São Paulo, Penapolense, Linense, Atlético de Sorocaba e Comercial


Grupo B:

Corinthians, Botafogo, XV de Piracicaba, Ituano e Audax


Grupo C:

Santos, Ponte Preta, São Bernardo, Paulista e Portuguesa


Grupo D:

Palmeiras, Mogi Mirim, Bragantino, Oeste e Rio Claro


Em minha opinião o grupo mais carne de pescoço, baseado no ultimo Paulistão, é o grupo C. Mas como previsões, estatística e torcida, quando se trata de futebol, viram puro achismo antes de a bola rolar. Vai saber o que se pode esperar?

Deixo uma pergunta solta no ar para vocês torcedores e amantes do futebol: será que mudou alguma coisa mesmo com esse “novo” formato?

Diminuir quatro jogos vai mudar o desgaste, aumentar a qualidade dos jogos, trazer o interesse do público para voltar aos estádios?

Eu particularmente sou fã, gosto e acho os estaduais importantes, principalmente para manutenção de clubes de médio e pequeno porte, afinal muitos dependem dos estaduais.

Sou a favor de um campeonato mais enxuto, acho que passou da hora de diminuírem o número de jogos, de priorizar o espetáculo, o bom rendimento e trazer o público de volta para os estádios, hoje tão vazios.

Infelizmente acredito que iremos trocar seis por meia dúzia, mas....

Podem estar se perguntando se sou totalmente contra esse formato, respondo que Não. Gosto de campeonatos de grupos, mas como gosto muito mais de um mata-mata, gosto de emoção, de ver garra em campo e não entrar pra cumprir tabela.

Quem gosta de futebol, gosta de emoção, de espetáculo, do toque mágico, da jogada trabalhada, do pé em pé.

Eu quero ver cruzamento preciso, toque de letra e gols, muitos gols.

Bom, mas agora vamos aguardar dia 18 de janeiro de 2014 e ver o que vai dar esse “novo Paulistão”.

Reprodução: Adidas


"Que os Deuses do Futebol olhem por ele e tenham pena de nós mortais torcedores."

4 comentários:

  1. Oi Aninha, parabéns pelo texto!
    Eu sou a favor de um campeonato Paulista nos moldes da Copa do Mundo, em um mês se resolve o campeão, mas esse é nosso futebol televisivo e politico!Beijos

    Fatima Tozzi

    ResponderExcluir
  2. Já começou errado esse esquema, pelo erro de português no Associação.... Será que o pessoal não percebeu essa gafe???? Espero que melhore o esquema, com os grupos se enfrentando, sem haver jogos no próprio grupo, para não dizerem que estão beneficiando os grandes. Mas os campeonatos regionais perderam o seu charme... Servem somente como pré-temporada para os demais campeonatos. E a Copa do Mundo aqui vai muvucar todo o calendário... Fora que a TV é quem manda.... Mas como vc disse, sempre terá o achismo... Vou esperar pra ver!!!

    Adriana Moraes

    ResponderExcluir
  3. Só ficou mais confuso. Mas, de toda forma, para os atletas quatro jogos a menos contam bastante...é muito pouco, mas é um começo. Sorte ao Bom Senso F.C.

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana também sou a favor dos Estaduais até porque o times do Interior vamos fazer o que com eles se os Estaduais acabarem?
    Espero que de certo torço muito para isso, mas além de dinheiro a FPF ter que fazer alguma coisa para chamar atenção dos grandes clubes de São Paulo que não tem mais interesse no campeonato.

    Vamos aguardar e ver no que vai dar.

    ResponderExcluir